segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que você curte no Facebook pode revelar quem você é


Os seus "Likes" podem definir sua personalidade


Você já curtiu alguma coisa no facebook?
Acredito que muitos fazem isso todos os dias.
Um novo estudo descobriu que os "likes" ou as chamadas opções "Curtir" do Facebook podem prever atributos pessoais, tais como opção política, idade, gênero e orientação sexual.
O estudo usou dados de 58 mil voluntários que usaram um aplicativo no Facebook chamado "Minha Personalidade", criado pelo coautor deste estudo, David Stillwell, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.  
Através de um aplicativo, os participantes compartilharam informações privadas, incluindo os resultados de testes de QI e questionários de personalidade, onde responderam uma série de perguntas.
Os pesquisadores compararam esses dados com as páginas que os participantes tinha "gostado" no Facebook.  
O programa de computador lançou os traços de personalidade como um "subconjunto" das opções "curtir" e conseguiu a façanha de prever os traços de personalidade de outros participante com base em seus "likes".
O estudo foi feito pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences". 

Previsões Óbvias 
"Gostar de Jesus Cristo é uma forte evidência de ser cristão".
"Gostar de maquiagem é um forte indicador de que o participante é feminino".
"Gostar de Obama é um forte indicador de que o participante é republicano".
Previsões Polêmicas: Inteligência e Orientação Sexual

"Likes" em bandas de heavy metal descobriram fumantes com 73% de acerto
"Likes em programas de TV e musicais específicos identificaram gays com 88% de acerto.
"Likes em gostar de trovões e batata frita estão correlacionados com menor inteligência.


"Eu estou contente que muitos dos achados parecem ser intuitivos", diz o coautor Michal Kosinski, que estuda psicologia na Universidade de Cambridge, na Inglaterra e trabalha em tempo parcial para a Microsoft.
Claro que a linha entre intuição e os estereótipos é ousada, mas o computador não é tendencioso, diz Kosinski. Ele só faz correlações.
"É surpreendente que o programa possa prever sua orientação sexual", diz ele. Ele está ansioso para explorar a ligação entre batatas fritas e inteligência.

Crítica e usos Diversos

Os métodos do estudo são sólidos, diz Sinan Aral, da Universidade de Nova York, um especialista em difusão de informações em redes sociais. Mas segundo ele, o computador teve um melhor desempenho nas características mais óbvias, tais como sexo, idade e raça. Uma vez que os pesquisadores não compararam a técnica com todos as outras, ele diz. É difícil saber qual o seu poder de previsão usando correlações com base em outros dados facilmente disponíveis, tais como informações do censo e registros de votação.
"Se eu quisesse prever a sua filiação política e eu soubesse exatamente a sua idade, seu estado e seu gênero, tendo até dois desses dados, eu poderia fazê-lo?" Questiona Aral.
Ele acrescenta que todos os dados vieram de pessoas que estavam dispostas a compartilhar informações sobre si mesmas e fazer uma batelada de testes on-line. Os voluntários podem não representar o usuário padrão do Facebook. 

Uso Comercial 
"O sonho de todo profissional de marketing é aprender mais sobre seus clientes para que eles possam oferecer conteúdo mais útil e ganhar mais confiança", diz o especialista em marketing de mídia social Adam Steinberg. 
 "Qualquer coisa que ajude a entender seus clientes é mais valioso."

Editado e traduzido por Marcelo S Araujo
Original de Rachel Ehrenber

Fonte: 
Revista Science
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor!

Seu comentário é fundamental para mim, critique, elogie. Aqui você tem plena liberdade em discordar do que foi postado. Registre sua maneira de pensar!

Ou ainda se desejar entrar em contato com este autor escreva para:

cienciapensante@gmail.com


Muitíssimo obrigado!

Celo