sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Ainda há muito para ser Descoberto"




  

Amigo Leitor,


Reportagem "quentinha" de 29/08/2013 provando que sempre há muito a ser descoberto. Mesmo aqui em nossa planeta, com todos os recursos tecnológicos que possuímos.

Obs.:Conteúdo obtido diretamente do site da NASA.

Procurarei usar sites de referência, como já tenho feito, mencionando sempre os créditos de autoria.

Tenho usado material publicado por universidades, revistas científicas como NATURE, SCIENCE, CIÊNCIA HOJE e uma série de outros referenciais.

Quero construir um espaço de qualidade, mas requer esforço, por isso apelo a você!

Se você leitor trabalha na área científica, é estudante de áreas como física, biologia, astronomia, geologia, favor escrever para este blog. O endereço está abaixo desta postagem.

Preciso de ajuda para publicar conteúdos de qualidade. Os créditos das publicações serão todo seus. Você terá seu próprio perfil personalizado.

Faço um apelo aos apaixonados pela ciência e pela escrita, vamos construir este espaço.


Saudações Pensantes!

Celo




SUPER CANYON DESCOBERTO NA GROELÂNDIA



Dados de uma missão científica da NASA revelaram um imenso canyon escondido sob um quilômetro de gelo da Groenlândia.

 

"Pode-se supor que a paisagem da Terra já havia sido totalmente explorada e mapeada", disse Jonathan Bamber, professor de Geofísica da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e principal autor do estudo. 



"Nossa pesquisa mostra que ainda há muito a ser descoberto."



                                                       Canyon descoberto pela Operação IceBridge da NASA na Groelândia


O cânion se assemelha a um canal de rio sinuoso e tem 750 km de comprimento, maior que o Grand Canyon. Em alguns lugares chega a ter 800 metros de profundidade. 





Os cientistas avaliaram milhares de dados de radar coletados pela NASA, pesquisadores do Reino Unido e da Alemanha, ao longo de várias décadas, para chegar ao mapa  da paisagem submersa sob o lençol de gelo da Groenlândia.



Uma grande parte desses dados foram coletados a partir de 2009 até 2012 pela NASA Operation IceBridge, uma operação aérea científica que estuda o gelo polar. 



Um dos instrumentos científicos do IceBridge, um tipo de sonda, é capaz de ver através de vastas camadas de gelo, revelando a espessura e a forma da rocha escondida.



Com o uso de determinadas freqüências, as ondas de rádio podem viajar através do gelo e voltar  a superfície. O tempo de retorno das ondas revela a profundidade e a característica das rochas.
 

Comet ISON órbita
Avião de pesquisa na Groenlândia



Os pesquisadores acreditam que o canyon desempenha um papel importante no transporte de água de degelo sub-glacial do interior da Groenlândia até o oceano. 



Há evidências que antes da presença da camada de gelo, há 4 milhões de anos, a água fluía no canyon, do interior para o mar, e teria sido um grande sistema fluvial.



"É notável que um canal do tamanho do Grand Canyon seja descoberto no século 21, abaixo da camada de gelo da Groenlândia", disse Studinger. 



"Isso mostra o quão pouco ainda sabemos sobre as rochas abaixo de grandes placas de gelo continentais."



Referências:


  
Links relacionados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor!

Seu comentário é fundamental para mim, critique, elogie. Aqui você tem plena liberdade em discordar do que foi postado. Registre sua maneira de pensar!

Ou ainda se desejar entrar em contato com este autor escreva para:

cienciapensante@gmail.com


Muitíssimo obrigado!

Celo