quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Atividade do Oceano Pacífico Explica Pausa no Aquecimento Global


Foto: ATIVIDADE DO OCEANO PACÍFICO EXPLICA PAUSA NO AQUECIMENTO GLOBAL

       
Por Erin Wayman
Edição Web: 28 ago 2013

Fonte:
Revista ScienceNews

http://www.sciencenews.org/view/generic/id/352813/description/Global_warming_hiatus_tied_to_cooler_temps_in_Pacific


Via Ciência Pensante

Curta e Assine!

https://www.facebook.com/CienciaPensante



A pausa recente no aquecimento global resultou do resfriamento do Oceano Pacífico tropical. 

As temperaturas mais frias do oceano são uma consequência de flutuações naturais do clima. 

As temperaturas globais vão começar a subir novamente quando as condições mais quentes voltarem ao Pacífico.

Exatamente quando isso vai acontecer é uma incógnita. 

"Nós não podemos prever o próximo movimento do Pacífico equatorial", diz o co-autor do estudo Shang-Ping Xie da Instituição de Oceanografia em La Jolla, na Califórnia.

Desde 1998, as temperaturas médias globais da superfície mantiveram-se relativamente estáveis apesar das crescentes emissões de dióxido de carbono. 

Os céticos apontam para a pausa do aquecimento, como prova de que os seres humanos não estão contribuindo para a mudança climática. 

No entanto, décadas anteriores de aquecimento continuaram a ter efeitos regionais claros: o gelo do mar Ártico diminuiu rapidamente, enquanto outras partes do mundo têm experimentado secas recordes e ondas de calor.

Uma possível explicação para a estagnação da "temperatura global é um aumento na poluição do ar, causada pelo aumento do consumo de carvão na China.

Uma equipe liderada por Robert Kaufmann, da Universidade de Boston argumentou em 2011 que os aerossóis da poluição refletem a luz do sol, o que têm combatido o aquecimento causado pelo efeito estufa, concluíram os pesquisadores ( SN:. 7/30/11, p 17 ).

Outros cientistas dizem que o planeta continua a aquecer, não apenas na superfície. 

Em 2011, Gerald Meehl, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica em Boulder, Colorado, e colegas, sugerem que o fundo do oceano absorveu o calor perdido. 

Seu trabalho sugere que a ruptura no aquecimento da superfície também pode estar ligada a eventos "La Niña", quando o Pacífico tropical oriental fica no mínimo, metade de um grau celsius abaixo da média por vários meses. 

Desde 1998, houve seis "La Niñas", o que pode ter levado a um arrefecimento global.

Agora, Xie e seu colega Yu Kosaka voltaram  os olhos para o Pacífico tropical. Nas simulações das temperaturas globais, que incluíram a superfície mais fria do mar no Pacífico, os modelos demonstraram a atual pausa no aquecimento. 

Já modelos que não utilizaram a "Variável  Pacífico mais frio" demonstraram  que as temperaturas médias globais deveriam estar subindo.

Mas o trabalho não explica por que o Pacífico tropical esfriou, diz a cientista atmosférica Susan Solomon, do MIT. 

"Será que as temperaturas da superfície do mar estão amenas por conta própria ou foram forçadas a fazê-lo, por exemplo, por mudanças em aerossóis vulcânicos, poluição ou qualquer outro fator?", ela indaga.

Gavin Schmidt, climatologista do Instituto Goddard da NASA para Estudos Espaciais, em Nova York, diz que vários fatores provavelmente desempenham algum papel na pausa do aquecimento global. 

Sua "previsão informal", é que a longo prazo, a tendência de aquecimento da superfície será retomada assim que o Pacífico se aqueça novamente.

Embora as temperaturas da superfície estejam paralisadas por enquanto, a pausa não alterou dramaticamente as estimativas anteriores para o aquecimento do planeta no século 21.

Pesquisadores do Reino Unido concluíram em três relatórios divulgados no início deste mês, que o aquecimento anteriormente previsto para 2050 será adiada por apenas alguns anos.



Atividade do Oceano Pacífico Explica Pausa no Aquecimento Global



A pausa recente no aquecimento global resultou do resfriamento do Oceano Pacífico tropical. As temperaturas mais frias do oceano são uma consequência de flutuações naturais do clima. As temperaturas globais vão começar a subir novamente quando as condições mais quentes voltarem ao Pacífico. Exatamente quando isso vai acontecer é uma incógnita. "Nós não podemos prever o próximo movimento no Pacífico equatorial", diz o co-autor do estudo Shang-Ping Xie da Instituição de Oceanografia em La Jolla, na Califórnia.

Desde 1998, as temperaturas médias globais da superfície mantiveram-se relativamente estáveis apesar das crescentes emissões de dióxido de carbono. Os céticos apontam para a pausa do aquecimento, como prova de que os seres humanos não estão contribuindo para a mudança climática.

No entanto, décadas anteriores de aquecimento continuaram a ter efeitos regionais claros: o gelo do mar Ártico diminuiu rapidamente, enquanto outras partes do mundo têm experimetado secas recordes e ondas de calor. Uma possível explicação para a estagnação da "temperatura global é um aumento na poluição do ar, causada pelo aumento do consumo de carvão na China.

Uma equipe liderada por Robert Kaufmann, da Universidade de Boston argumentou em 2011 que os aerossóis da poluição refletem a luz do sol, o que têm combatido o aquecimento causado pelo efeito estufa, concluíram os pesquisadores.

Outros cientistas dizem que o planeta continua a aquecer, não apenas na superfície.

Em 2011, Gerald Meehl, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica em Boulder, Colorado, e colegas, sugerem que o fundo do oceano absorveu o calor perdido.

Seu trabalho sugere que a ruptura no aquecimento da superfície também pode estar ligada a eventos "La Niña", quando o Pacífico tropical oriental fica no mínimo, metade de um grau celsius abaixo da média por vários meses. Desde 1998, houve seis "La Niñas", o que pode ter levado a um arrefecimento global.

Agora, Xie e seu colega Yu Kosaka voltaram os olhos para o Pacífico tropical. Nas simulações das temperaturas globais, que incluíram a superfície mais fria do mar no Pacífico, os modelos demonstraram a atual pausa no aquecimento.

Já modelos que não utilizaram a "Variável Pacífico mais frio" demonstraram que as temperaturas médias globais deveriam estar subindo. Mas o trabalho não explica por que o Pacífico tropical esfriou, diz a cientista atmosférica Susan Solomon, do MIT.

"Será que as temperaturas da superfície do mar estão amenas por conta própria ou foram forçadas a fazê-lo, por exemplo, por mudanças em aerossóis vulcânicos, poluição ou qualquer outro fator?", ela indaga. Gavin Schmidt, climatologista do Instituto Goddard da NASA para Estudos Espaciais, em Nova York, diz que vários fatores provavelmente desempenham algum papel na pausa do aquecimento global.

Sua "previsão informal", é que a longo prazo, a tendência de aquecimento da superfície será retomada assim que o Pacífico se aqueça novamente. Embora as temperaturas da superfície estejam paralisadas por enquanto, a pausa não alterou dramaticamente as estimativas anteriores para o aquecimento do planeta no século 21.

Pesquisadores do Reino Unido concluíram em três relatórios divulgados no início deste mês, que o aquecimento anteriormente previsto para 2050 será adiada por apenas alguns anos.

Por Erin Wayman
 

Traduzido para a língua portuguesa por Marcelo S. Araujo
 

Fonte:
 
Revista ScienceNews


Link:






http://www.sciencenews.org/view/generic/id/352813/description/Global_warming_hiatus_tied_to_cooler_temps_in_Pacific

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor!

Seu comentário é fundamental para mim, critique, elogie. Aqui você tem plena liberdade em discordar do que foi postado. Registre sua maneira de pensar!

Ou ainda se desejar entrar em contato com este autor escreva para:

cienciapensante@gmail.com


Muitíssimo obrigado!

Celo