terça-feira, 20 de março de 2012

A história da Ciência: O Nascimento


Amigo Leitor,

Pretendo publicar uma análise detalhada sobre cada um dos documentários da série Poeira das Estrelas de autoria de Marcelo Gleiser, físico brasileiro e divulgador científico. Farei isso com toda atenção e respeito a você, a fim de divulgar a boa ciência, que se proponha a analisar o mundo natural e dele abstrair conhecimentos valorosos a humanidade, umas das minhas missões nesse blog. 

Deixo disponível logo abaixo, o segundo documentário dessa série, que trata sobre a o nascimento da ciência.

Galileu foi o precursor do Método Científico, baseado na experimentação prática e sistemática das idéias.


Saudações Pensantes! 




O Nascimento da Ciência


A ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") em seus primórdios esteve sempre ligada a filosofia e a Aristóteles (384 a.C. – Atenas, 322 a.C), um dos seus maiores ícones.  





Nos tempos de Aristóteles, pensar, idealizar e mentalizar uma idéia dentro de um parâmetro lógico e baseado numa simples observação da natureza era suficiente para declarar algo verdadeiro.

Coube a Galileu Galileifísico, matemático, astrônomo e filósofo italiano (Pisa, 564 — 1642 d.C ) estabelecer as bases dos que seria mais tarde chamado de método científico, a experimentação sistemática das idéias, testando-as na prática, a fim de auferir a sua autenticidade.

Galileu defendia o modelo de sistema solar proposto por Copérnico, no qual o sol era o centro do sistema solar e entrou em conflito com a igreja por defender este ponto de vista, que se opunha a interpretação literal da Bíblia  sobre o sistema solar, a chamada teoria geocêntrica, sustentada por Ptolomeu e Aristóteles.
   
Galileu foi obrigado pela santa inquisição a abjurar e por pouco não foi para a foqueira.
     
Apesar de ser irrefutável, a teoria de Copérnico só seria aceita pelo Vaticano em 1835. O papa Gregório XVI admitiu o erro dos seus antecessores. Quase 300 anos após sua publicação, a obra Das Revoluções dos Corpos Celestes foi retirada da lista dos livros censurados pela Santa Sé.




Referências Bibliográficas:


http://astro.if.ufrgs.br/bib/index.htm
http://www.if.ufrgs.br/einstein/genio.htmlhttp://www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm

http://www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm
http://www.if.ufrgs.br/einstein/genio.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor!

Seu comentário é fundamental para mim, critique, elogie. Aqui você tem plena liberdade em discordar do que foi postado. Registre sua maneira de pensar!

Ou ainda se desejar entrar em contato com este autor escreva para:

cienciapensante@gmail.com


Muitíssimo obrigado!

Celo