Amigo Leitor,
Este é o terceiro capítulo de nossa História da Ciência.
Neste documentário da série Poeira das Estrelas, de autoria de Marcelo Gleiser, físico brasileiro e divulgador científico, é retratada a vida e obra de Isaac Newtow. Cito abaixo uma frase célebre dele ao se referir a Copérnico, Kepler e Galileu comentando a dimensão de seus feitos.
A ciência é uma sucessão de conhecimentos que ocupa o trabalho da vida de várias pessoas. Newton teve a humildade de reconhecer isso. Saber que seus feitos não teriam sido tão grandiosos sem o trabalho dos outros que o antecederam.
Graças a Física de Newton foi possível entre muitas coisas, calcular a trajetória de uma simples bola de sinuca, realizar a façanha de enviar o homem à Lua e explorar o sistema solar.
"Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes".
Isaac Newton
Saudações Pensantes!
O que teria sido da física e da tecnologia sem a Peste Negra?
Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 (quase um ano depois da morte de Galileo) em Woolsthorpe, Lincolnshire, Inglaterra.
Newton veio de uma família de agricultores, mas seu pai morreu antes de seu nascimento. Ele foi criado por sua avó. Um tio o enviou para o Trinity College, Cambridge, em Junho de 1661. O objetivo inicial de Newton em Cambridge era o direito. Em Cambridge ele estudou filosofia, álgebra e geometria analítica, mas foram a mecânica e astronomia de Copérnico e Galileo, e a ótica de Kepler o atraíram.
Seu gênio científico despertou quando uma epidemia de peste fechou a Universidade no verão de 1665, e ele retornou a Lincolnshire. Só em Londres, a peste vitimou mais 70.000 pessoas.
Lá, em um período de menos de dois anos, Newton que ainda não tinha completado 25 anos, iniciou a revolução da matemática, óptica, física e astronomia.
Lá, em um período de menos de dois anos, Newton que ainda não tinha completado 25 anos, iniciou a revolução da matemática, óptica, física e astronomia.
Durante sua estada em casa, ele lançou a base do cálculo diferencial e integral, muitos anos antes de sua descoberta independente por Leibniz.
Newton, com apenas 27 anos, foi nomeado professor de matemática em Cambridge, por seus trabalhos em cálculo integral.
O primeiro trabalho de Newton como professor foi em óptica.
Ele havia concluído durante os dois anos de peste que a luz branca não é um entidade simples, como acreditavam todos desde Aristóteles. Quando ele passava um feixe de luz solar por um prisma de vidro, um espectro de cores se formava, mas ao passar a luz azul por um segundo prisma, sua cor não mudava.
Newton foi eleito membro da Sociedade Real em 1672.
Seu trabalho mais importante foi em mecânica celeste, que culminou com a Teoria da Gravitação Universal. Em 1666 Newton tinha versões preliminares de suas tres leis do movimento. Ele descobriu a lei da força centrípeta sobre um corpo em órbita circular.
Um cometa brilhante que apareceu em 1664 foi observado por astrônomos em toda Europa. Qual seria sua órbita? Diferente astrônomos propuseram diferente explicações, sem chegar a nenhum concenso.
Vinte anos mais tarde Halley especulou sobre o problema da gravitação em relação aos cometas. Sem conseguir resolver o problema, em agosto de 1684 ele propôs o problema a Newton.
Newton disse que já havia resolvido o problema muitos anos antes, e que todos os movimentos no sistema solar poderiam ser explicados pela lei da gravitação.
Um cometa na constelação de Virgem em 1680 tinha uma órbita claramente
curva. Em 1682 um cometa ainda mais brilhante, que mais tarde levaria o
nome de Halley, pode ter sua órbita bem determinada, confirmando o pensamento de Newton.
A idéia genial de Newton em 1666 foi imaginar que a força centrípeta na Lua era proporcionada pela atração gravitacional da Terra. Com sua lei para a força centrípeta e a terceira Lei de Kepler, Newton deduziu a lei da atração gravitacional.
Em 1679 Newton provou que a Lei das Áreas de Kepler é uma consequência da força centrípeta.
Halley persuadiu Newton a escrever um trabalho completo sobre sua nova física e sua aplicação à astronomia.
O Principia é reconhecido como o livro científico mais importante escrito. Newton analisou o movimento dos corpos em meios resistentes e não resistentes sob a ação de forças centrípetas.
Os resultados eram aplicados a corpos em órbita, e queda-livre perto da Terra. Ele também demonstra que os planetas são atraídos pelo Sol pela Lei da Gravitação Universal, e generalizou que todos os corpos celestes atraem-se mutuamente.
Depois de sofrer um colapso nervoso em 1693,
Newton abandonou a pesquisa para uma posição no governo em Londres,
tornando-se Guardião da Casa da Moeda Real (1696) e Mestre (1699).
Em 1703 foi eleito presidente da Sociedade real, e foi reeleito a cada ano até sua morte. Foi agraciado com o título de cavalheiro (Sir) em 1708 pela Rainha Anne, o primeiro cientista a receber esta honra.
Morreu em 31 de março de 1727 em Londres, Inglaterra.
Referências Bibliográficas:
http://astro.if.ufrgs.br/bib/index.htm
http://www.if.ufrgs.br/einstein/genio.htmlhttp://www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm
http://www.observatorio.ufmg.br/pas06.htm
http://www.if.ufrgs.br/einstein/genio.html