quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um Universo Constituído de Informação







Amigo leitor, tema interessante esse não? Um universo constituído de informação. Óbvio demais para alguns, espanto quem sabe para outros, como saber quais as diferentes concepções pessoais, não é verdade?




Sabe meu caro, sempre pensei muito no universo, nos universos melhor... é, já estão falando em mais deles, infinitos universos, é a chamada Teoria M ou multiverso. Um multiverso com 11 dimensões, uma natureza sem limites, com criatividade infinita.



Bom, mas a minha temática é outra. Já cogitou que tudo ao seu redor é constituído por informação? 





Antes da vida surgir em nosso planeta a informação já existia, embora só ficamos sabendo dela com a emergência de nossa espécie, que ao longo de séculos de construção de diferentes conhecimentos foi desenvolvendo mecanismos de interpretação dessa informação que o universo nos legou, uma biblioteca de dados infinita.



Graças ao trabalho de grande sábios ao longo de toda história, ferramentas de interpretação dessa biblioteca universal foram criadas e segmentadas nas chamadas ciências básicas: física, matemática, química e biologia.


A química permitiu conhecer os elementos constituintes da biblioteca e organizá-los de forma harmônica na chamada tabela periódica. Lá estão dispostos todos os elementos que constituem tudo no universo conhecido, desde um simples grão de areia, um ser humano e até mesmo uma estrela.



Nosso universo possui outra característica notável, ele pode ser descrito por números, quantificado das mais diferentes formas, sejam elas algébricas, geométricas, estatísticas e é possível ainda formular leis e equações que permitem algo espantoso como uma viagem espacial ou atingir um cometa em pleno movimento.



Não considera isso notável leitor? Um universo que possui leis que não foram escritas em nenhum papel ou carta magna. Esse códigos secretos são sua parte integrante. 

O universo é literalmente um gigantesco livro sem letras.


A matemática, essa ciência do medir e quantificar foi importantíssima para entender o nosso universo e todas as ciências que se associam a ela são chamadas  com toda razão de ciências exatas, pois expressam o que mais próximo se chegaria da verdade absoluta, o que de fato não existe em ciência.


Tudo bem, mencionei física, matemática e química de uma forma superficial, mas   satisfatória ao que proponho. E quanto a biologia? Essa é outra grande ciência que nos dá uma ferramenta incrível, a capacidade de ler o livro da vida.


Antes que a vida surgisse em nosso planeta há cerca de 3,8 bilhões de anos (evento pouco recente na história de nosso universo, que se acredita possuir 13,7 bilhões de anos), a informação da biblioteca universal vagava dispersa, nosso universo não sabia “escrever” ainda.



Mas quando meus queridos ele se tornou letrado?

Sabe, talvez nosso planeta seja raríssimo em nossa galáxia, ou quem sabe no universo, é a chamada hipótese da Terra Rara. Eu explico melhor: para que a vida como a conhecemos se desenvolvesse são necessários um conjunto de condições muito peculiares e incomuns, tais como:  um planeta que tenha dimensões semelhantes ao nosso, distância adequada em relação a sua estrela e um  escudo  gigante como Júpiter, que o guarneça de impactos de meteoros, asteróides e cometas.



Opa, opa, que é isso companheiro?... Não fique irado leitor! Tudo bem, mas e o universo analfabeto?


Com a advento da vida há 3,8 bilhões de anos, nosso universo passou a escrever, sua informação agora poderia ser perpetuada indefinidamente e as moléculas precursoras dessa informação foram chamadas de RNA ou ácido ribonucléico. As bactérias detentoras dessas moléculas foram as primeiras formas de vida, nosso universo estava aprendendo a escrever, escrever a si mesmo.




Achou legal amigão? Mas não foi só isso, nosso universo havia aprendido a escrever sim, mas com lápis.

As informações apagavam e eram reescritas com freqüência impressionante, mas isso foi muito bom, o RNA era uma molécula pouco estável, estava muito sujeita a mudar, tal como um boateiro que vai espalhando uma história e ela vai mudando com o passar do tempo, até possivelmente tornar-se completamente diferente da original. Com os primórdios da vida ocorreu a mesma coisa e isso foi essencial para dar impulso a diversidade biológica.


Mas o nosso universo queria mais. Ele desejava saber escrever com caneta, com tinta mais durável. E conseguiu isso através de outra molécula, o DNA, ácido dexoxiribonucléico. A tinta desta caneta não se apagava tão facilmente e diferentes espécies puderam manter sua integridade física por mais tempo, embora sempre estivessem sujeitas a mudar, era a vontade do universo, mudar indefinidamente.


Imagine caro amigo, se a vida, essa fonte máxima de ordem que emergiu de um universo aparentemente caótico, não pudesse mudar, adaptar-se ao seu meio, será que estaríamos aqui pra contar essa história?

Nosso planeta sofreu muitos desastres colossais desde que a vida surgiu e ela mostrou uma tenacidade incrível graças ao seu poder de mudança e adaptação às condições ambientais.







E sabe o que mais? Acredita-se que 99,99% de toda vida que já existiu em nosso planeta foi extinta por causas naturais, mas a vida sempre continuou.


É, o desejo do universo de continuar escrevendo é enorme e o maravilhoso dessa história  é que cada espécie criada pela natureza guarda semelhança estrutural (genética) entre si, apontando pra uma unidade comum.



Com o passar de milhões e milhões de anos, a informação vital foi se tornando cada vez mais complexa, até culminar em seres autoconscientes que se auto-intitularam Homo sapiens, e o universo pode olhar pra si mesmo e buscar compreender como tudo começou.





Nós somos o universo, ele tomou autoconsciência através de nós. E sabe o que  eu considero mais incrível nisso tudo meu amigo?  


"Nossa história (ontogenia) individual recapitula de certa forma aquilo que foi a história natural de toda a vida no planeta".




Está tudo em nós caro leitor, nossa vida começa de uma única célula invisível a olho nu, tal como no passado evolutivo, mas não um célula qualquer, ela é totipotente, pois todo nosso ser está nela, o universo em uma única célula, pense nisso!

 
Zigoto

 

Artigo criado e redigido por Marcelo S Araujo

         
Nota: 

 Amigo leitor! É importante lembrar que do ponto de vista científico e evolutivo nosso universo obedece as leis do acaso, não possuindo qualquer vontade ou desejo. O autor deste artigo usou-se de linguagem figurativa a fim de ilustrar sua visão apaixonada pela natureza.